segunda-feira, 17 de maio de 2010

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


No dia 14 de maio de 2010, às 17 horas na E.E João Brásio, foram realizadas as provas da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, onde participaram alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A escola através da participação da equipe gestora e professora de Ciências e Geografia desenvolveu um trabalho de divulgação, disponibilizando materiais na sala de leitura “Nelson Natal Ferrari”. A adesão dos alunos foi representativa com 27 alunos do Ensino Médio e 58 alunos do Ensino Fundamental. Este ano a escola participa da 8ª edição. O trabalho é desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que incentiva os alunos com certificados para todos os participantes, os melhores classificados receberão medalhas (bronze, prata e ouro).

Os alunos que se destacarem participarão da Olimpíada Mundial de Astronomia.

Aos participantes, sucesso, pois só vence obstáculos àqueles que têm coragem de enfrentá-los.

 Para saber mais sobre o oba: http://www.oba.org.br/site/index.php

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das Mães

João Brásio comemora

A escola João Brásio realizou no dia 8 de março de 2010, uma festa para comemorar o dia de uma pessoa muito especial “Dia das Mães”, nesta data os alunos fizeram uma belíssima homenagem com apresentação musical, onde os violinos tocaram literalmente o coração daquelas que deram à vida. Uma linda mensagem foi lida para tornar o encontro mais acolhedor. Após a apresentação foi servido um delicioso lanche organizado pela Escola da Família com o apoio da direção da escola.

Mensagem - Ser mãe

Uma mulher chamada Ana foi renovar sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era sua profissão. Ela hesitou, sem saber como se classificar.“O que eu pergunto é se tem algum trabalho”, insistiu o funcionário.“Claro que tenho um trabalho” exclamou Ana. “Sou mãe!”“Nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar dona de casa”, disse o funcionário friamente.Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.“Qual é a sua ocupação?” perguntou. Não sei o que me fez dizer isto. As palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora: “Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas.”A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar pra o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem. Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.“Posso perguntar” disse-me ela com novo interesse “o que faz exatamente?”Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder: “Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?). O grau de exigência é a nível de 14 horas por dia (para não dizer 24)”Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu-me a porta.Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3. Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento – um bebê de seis meses – testando uma nova tonalidade de voz.Senti-me triunfante!Maternidade… que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, as bisavós Doutora-Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas e as tias Doutora-Assistente.E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: doutoras na arte de fazer a vida melhor.

Num mundo em que se dá tanta importância aos títulos, em que se exige sempre maior especialização, na área profissional, torne-se um(a) especialista na arte de amar.

Deixe uma mulher feliz...Hoje... E sempre!!! E principalmente...
SEJA FELIZ VOCÊ TAMBÉM!!!


Autor Desconhecido

sábado, 1 de maio de 2010

Comemoração do 1º de Maio

Só o trabalho constrói todo o conforto que a humanidade usufrui hoje em dia. É fruto do trabalho de muitas pessoas através de várias gerações.
E nós da geração atual o que estamos fazendo para sermos bons trabalhadores no futuro? Estamos sendo bons Estudantes?

Fala da aluna Isabela Costa Coutinho



História do Dia 1º de maio

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. Fonte: wahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador

Paa ver mais fotos: http://eejoaobrasio.nafoto.net/lastPeriod.html