sexta-feira, 30 de maio de 2014

O DIA DO DESAFIO

O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes.


Realizado simultaneamente em diversos países, o Dia do Desafio estimula a prática de atividades físicas, numa disputa saudável realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem por, ao menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional.
O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Era um convite para exercitar o corpo e o início de um grande projeto. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países.
Neste ano Panorama concorreu com a cidade de Cadeias do Jamari do Estado de Rondônia. (http://panoramanoticia.blogspot.com.br/2014/05/dia-do-desafio-agitou-escolas-e-creches.html)

A EE João Brásio valoriza a prática de esporte e os alunos do ensino fundamental e médio, professores e funcionários participaram do evento na Quadra Esportiva sob a coordenação do vice-diretor Éder e dos professores de Educação Física Luiz Paulo e Sleiman.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

OBMEP (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS)

“Não será racional concluir não poder, antes de tentar”.
(Autor desconhecido)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos no Brasil. No dia 27 de maio de 2014, todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EE “João Brásio” participaram da realização das provas. A Escola estimula a participação de todos, pois sabe da importância do estudo da Matemática e do envolvimento em atividades extracurriculares, como a OBMEP. Em 2013, a EE “João Brásio” foi premiada com menção honrosa ao aluno Mousarah Vinícius Miranda da Silva do 9º Ano B e com medalha de bronze à aluna Ana Carolina Dorigon Moço do 8º Ano A. No dia 14 de junho de 2014, a aluna Ana Carolina receberá a medalha de bronze, numa cerimônia na cidade de São Paulo. A escola parabeniza os alunos e espera bons resultados para o ano 2014.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

OBA (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!


Dia 16 de maio de 2014, às 14H00, na EE “João Brásio” os alunos participaram da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Participar de uma olimpíada espontaneamente é algo que deve ser valorizado dentro do universo escolar. Os setenta e oito alunos participantes utilizaram a Sala de Leitura e de Internet e se dedicaram com afinco ao estudo para a realização das competições. Durante o período que antecedeu as provas, foi realizado, com os alunos, um trabalho de conscientização sobre a importância da realização das provas pela Coordenadora do Ensino Fundamental “Professora Andreia”. Na Sala de Leitura, os alunos descobriram que a astronomia  é uma ciência natural que estuda corpos celestes (estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e os fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (radiação cósmica de fundo em micro-ondas). As provas foram realizadas com sucesso e assim pôde-se perceber que os educandos estão encontrando o prazer da descoberta de novas aprendizagen

quarta-feira, 14 de maio de 2014

PALESTRA SOBRE DROGAS

"Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo."

O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. 

Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. (http://www.educacional.com.br/projetos/em/banco/diga_sim/default.asp)
Com essa preocupação, a EE João Brásio, através da PMEC (Professora Mediadora Escolar e de Conflitos) organizou uma palestra com a Dra. Soraya Aparecida Fonsati Mázzaro, psicóloga, que de forma voluntária apresentou por meio de slides o que é, os riscos e como se prevenir das drogas. A palestra envolveu os alunos do Ensino Fundamental e Médio; a Dra. Soraya esteve presente no período da manhã e tarde do dia doze de maio de dois mil e catorze com o objetivo da luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DIA DA MÃES

“A força da maternidade é maior que as leis da natureza”.



No dia 09 de maio de 2014, a EE “João Brásio”, realizou uma comemoração alusiva ao “Dia das Mães”. A atividade foi preparada sob a coordenação da funcionária Edionete com a participação das educadoras universitárias, professores, funcionários e em especial a Professora Mediadora Janete e a Professora Márjuri, responsável pela Sala de Leitura. O dia foi muito especial, na Sala de Leitura estiveram presentes muitas mães para participar de uma palestra proferida pelas personagens: “Dona Herenilda mãe de Dorinha e Beto, Doutora em Desenvolvimento Infantil e Relações Humanas”, no momento Beto homenageou todas as mães cantando uma paródia “Ai eu te amo” e Dorinha, dançou uma música árabe, trabalho apresentado na semana da matemática na escola em que estudam. As homenagens continuaram com apresentação do poema de Casimiro de Abreu “Meus oito anos) – adaptado para o teatro – com as alunas do 6º ano, que fazem parte do Canal da Leitura e a Edionete homenageou às mães, com a leitura de uma mensagem. Após as apresentações artísticas na Sala de Leitura, as mães deliciaram um almoço preparado com muito carinho pelas educadoras universitárias e a funcionária Edionete, muitos brindes foram sorteados para complementar a alegria que contagiava esse dia e para finalizar o dia festivo, o Grêmio Estudantil da Escola, homenageou todas as mães com uma lembrancinha. A Diretora da Escola ficou emocionada com o trabalho e a organização da funcionária Edionete, organizadora do evento e agradeceu a participação de todos.