segunda-feira, 30 de junho de 2014

SALA DE LEITURA

Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.


A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, através dela, enriquecemos nosso vocabulário, obtemos conhecimento, dinamizamos o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um costume as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância e adolescência, para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e prazeroso.
Acreditando nisso, a EE João Brásio, através da professora Márjuri, responsável pela Sala de Leitura, desenvolveu vários projetos com o objetivo de estimular a leitura, visando principalmente a competência leitora e escritora.
No primeiro semestre de 2014 foram desenvolvidos os seguintes projetos: O primo Basílio de Eça de Queiros; O rei pelado das fitas coloridas de Zuleika de Almeida Prado; O saci de Monteiro Lobato; Meus oito anos de Casimiro de Abreu e O homem que calculava de Malba Tahan. Pensando em despertar a curiosidade dos alunos a professora Márjuri criou diversas estratégias para alcançar tal intento, dentre eles: teatro em miniaturas com uso de malas, contação de histórias, o uso fantoches, simulação de canal de TV, divulgação dos espetáculos no painel exposto no pátio, adaptação de cinema, uso de instrumentos musicais privilegiando a música erudita e teatro de varetas.
Para finalizar o semestre no ritmo da Copa do Mundo, a professora Márjuri preparou uma apresentação intitulada “Sala de Leitura Sediando a Copa”, nesse projeto os fantoches Dorinha, Beto, José Bento e Herenilda Braga participaram de uma paródia ao programa “Mais você”. Herenilda Braga entrevistou os demais personagens trazendo informações sobre a História e Atualidades da Copa do Mundo de Futebol, além apresentar vários livros que tratam do futebol e outros esportes.
Todos os projetos realizados pela professora Márjuri tem como intuito divulgar o rico acervo literário da Sala de Leitura “Nelson Natal Ferrari”, por isso todos os projetos são baseados em uma ou mais obras.

As apresentações são sempre surpreendentes e envolvem todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

CULTURA É CURRÍCULO – ESCOLA EM CENA

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”.


           


A Secretaria Estadual da Educação oferece um projeto intitulado “Cultura é currículo”. Dentro desse projeto há o “Escola em cena”, que destina-se a professores e alunos da rede estadual paulista de ensino e tem como objetivos organizar ações para o acesso de alunos e professores a produções de teatro e dança e orientar as escolas para que essas atividades culturais sejam articuladas significativamente ao desenvolvimento do currículo.
A Escola João Brásio foi contemplada com o espetáculo “Concerto Pocket” do Grupo Experimental de Música (GEM), no SESC de Presidente Prudente. Alunos da 2ª série do ensino médio, acompanhados pelo Professor de Arte, Renato assistiram a apresentação que apreciaram bastante.
O GEM utiliza diversos tipos de componentes para reciclar e ressignificar os materiais do cotidiano através da criação de instrumentos musicais. O trabalho é fruto de pesquisa com instalações sonoras e resulta em performances ao vivo que difundem a consciência de uma nova postura ambiental. Para o programa 'Cultura é Currículo', o grupo fará apresentações em formato pocket, explicando sobre os instrumentos e abrindo espaço para conversa interativa com o público. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

BALADA CULTURAL

Use o seu lazer para fazer algo útil, promover a felicidade dos outros ou conhecer pessoas, ajudando-as serem úteis com outros propósitos.




As escolas devem promover modelos de convivência pacífica e democrática, assim como práticas efetivas de resolução de conflitos, com respeito à diversidade e ao pluralismo de ideias; nesse sentido a Secretaria Estadual da Educação apresenta dois projetos que primam por essas ideias: Sistema de Proteção Escolar – Professor Mediador - e Programa Escola da Família.

A EE João Brásio, com objetivo de evitar a exposição dos alunos a fatores de vulnerabilidade e desenvolver atividades pedagógicas complementares realizou no dia sete de junho de 2014 a “Balada Cultural”. Evento organizado pela professora mediadora Janete e pelo Programa Escola da Família que reuniu apresentações artísticas envolvendo o tema “Copa do Mundo de Futebol” e a distribuição de pipoca e ponche. Sob a orientação da Professora Natália, jovens de ambos os sexos do município que frequentam o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) apresentaram coreografias na quadra de esportes da Escola. Na cozinha, sob a orientação da funcionária Edionete, os educadores universitários preparam os comes e bebes.

Foi uma tarde agradável e contou com a presença maciça dos alunos.