Elisabeth Salgado
Os índices de gravidez na adolescência são alarmantes, num país como o Brasil, em pleno crescimento econômico e com maior participação de pessoas de baixa instrução no mercado consumidor. Pelos dados oficiais do Datasus - Ministério da Saúde - 24% dos bebês nascidos vivos no Brasil em 2005 são filhos de meninas entre 10 a 19 anos. No estudo Juventudes Brasileiras, realizado pela UNESCO, 25% das meninas que engravidam na adolescência abandonam a escola. A evasão escolar é uma das consequências imediatas da gravidez na adolescência. Em 2006, de acordo com os dados do Datasus, Panorama apresentava 26,15% de adolescentes grávidas entre 10 a 19 anos
.
Com o objetivo de minimizar os índices acima mencionados a escola desenvolveu o projeto “Sexualidade: Gravidez na adolescência”, com o intuito de obter reflexos futuros no comportamento dos jovens, alterando posturas em sua saúde. Durante o desenvolvimento do projeto foram discutidos e refletidos: sexualidade, sensualidade, namoro, virgindade, casamento e família entre outros.
O projeto foi desenvolvido sob a orientação da Professora Andréia Lopes, através de dinâmicas de grupos e jogos, buscando tornar mais eficaz e descontraída a conversa sobre sexualidade. Os alunos, numa roda de conversa, foram estimulados a procurar situações de leitura diversas, pesquisa, debate sobre o comportamento humano em relação à sexualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário