terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Memórias

“A infância brincava de boca de forno, chicotinho queimado, passar anel ou corria da cabra-cega. Nossos pais, nesta hora preguiçosa, liam o destino do tempo escrito no movimento das estrelas, na cor das nuvens, no tamanho da lua, na direção dos ventos. O mundo não estava dividido em dois, um para as pessoas grandes, outro para os miúdos. As emoções eram de todos.”


Neste belo texto, o menino Antônio pode ser visto como metáfora de uma infância que, aos poucos, desaparece, absorvida por uma realidade que deixa pouco espaço para as diferenças. Por isto mesmo, este livro tem uma importância que vai além da evidente qualidade e beleza literárias: ao recriar um universo cultural que se esvai, permite que nossas crianças não se esqueçam de sua própria história. http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/bblij/1994bcq.html

Durante o 4º bimestre do ano letivo de 2011, acompanhado pela equipe gestora, as professoras de Leitura e Produção de Texto, desenvolveram o projeto “Memórias”. Durante as atividades os alunos, através da leitura do Livro “Indez”, de Bartolomeu Campos Queiroz; puderam ampliar os seus conhecimentos sobre o gênero narrativo, conhecer os costumes da época e durante a leitura cada aluno pode perceber a vida rural de um menino mineiro onde o homem e a natureza andavam em sintonia, e um tempo marcado por rotinas ligadas ao trabalho de plantar e colher, por nascimentos, comemorações e mortes – enfim, um universo moldado por afetos e valores daquele grupo. O entusiasmo dos alunos pela leitura foi satisfatório, pois puderam perceber as diferenças da infância de Antonio (personagem principal) com a infância vivida por eles nos dias atuais. Para consolidar o projeto, cada aluno das 5ªs e 6ª séries, fez um relato de sua infância (brincadeiras e costumes) e editaram um livro por série. Para finalizar as atividades, no dia 15 de dezembro de 2011, foi marcado por apresentação dos livros dos alunos, painéis, exposição de brinquedos e uma festa comemorativa, com músicas infantis interpretadas em libras pela 5ª série sob a coordenação da Professora Interlocutora Marina, e assim percebemos a motivação dos alunos pelo mundo da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário