sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Folclore : Projeto Encantos do Trabalho e Lendas do nosso País!

Folclore na Sala de Leitura
Encantos do Trabalho
            Alguns alunos do Ensino Fundamental estão ensaiando uma apresentação intitulada “Encantos do Trabalho”, com o objetivo de mostrar aos demais alunos da E.E. João Brásio, a riqueza da diversidade cultural de nosso País, vivenciando cantos do trabalho e poemas ritmados de Manuel Bandeira.Os ensaios estão sendo realizados aos sábados na Escola da Família.

Apresentação do Projeto 

O Folclore não é só o Passado, e sim, a cultura popular atual, e cabe a escola resgatar e repassar esse conhecimento e vivência popular do nosso povo brasileiro à todas as gerações de alunos, para que nossa tradição, ou seja, as raízes culturais da nossa história permaneça viva.”
Encantos do Trabalho é uma peça musical apresentada pelos alunos do Ensino Fundamental com a coordenação da professora Márjuri Ap. N. L. Delaim,retratando o que as pessoas cantam enquanto trabalham, tornando mais suave seus esforços.

Complementando esse enredo, esses trabalhadores que passaram o dia inteiro trabalhando cantando e tocando músicas com seus instrumentos de trabalho: peneiras, enxada, pilão, cabaças, vassoura, e outros elementos sonoros, como folhas, sementes, palhas, vagens...voltaram de trem para a cidade (apresentação do poema ritmado de Manuel Bandeira, Trem de Ferro), e ainda se apresentam como músicos no forró.



Apresentação do Projeto “Encantos do Trabalho”

Declamando poemas ritmados de Manuel Bandeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário