terça-feira, 10 de setembro de 2013

Usando a criatividade no designer do mosaico

Maurits Cornelis  Escher (1898-1972) foi um artista holandês, autor de várias obras de estilo bem peculiar, representou o impossível, o infinito e metamorfoses através de efeitos de ilusão de ótica, sem burlar as regras geométricas do desenho e da pespectiva. Suas obras são na maioria xilogravuras, litografias e meios-tons. Foram estas técnicas que permitiram que suas obras atingissem a estética impecável que podemos observar. Ele também foi o artista que melhor utilizou conceitos avançados de matemática e geometria para embasar suas obras. Ele mesmo uma vez declarou sua proximidade com a matemática:
“Embora não tenha qualquer formação e conhecimento das ciências exatas, sinto-me frequentemente mais ligado aos matemáticos do que aos meus próprios colegas de profissão.” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27470

O mosaico na linguagem artística é um desenho feito com pequenas pedras de várias cores, geralmente  azulejos. São, portanto, pedaços separados, mas que formam um todo – uma composição. Alunos do 7º Ano Vermelho, do período da manhã, da EE “João Brásio, orientados pela Professora de Matemática – Dora, usando a criatividade no designer do mosaico, inspirados nos mais lindos mosaicos de Escher, pesquisados no site www.mcescher.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário