sexta-feira, 16 de março de 2012

HTPC

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.


http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/


Durante as HTPCs, os coordenadores estão desenvolvendo várias atividades que vêm ao encontro do enriquecimento curricular e novas aprendizagens, tendo como foco o livro “Vamos construir uma casa?” de Rubem Alves. No decorrer das reuniões pode-se perceber que os professores são receptíveis às informações e explanações, pois os questionamentos após a leitura de cada capítulo torna evidente a abertura de cada um para nova aprendizagem. Cada capítulo do referido livro, leva a uma reflexão, cujo intuito maior da coordenação é que cada educador contextualize o estudado no livro com a situação de aprendizagem que está sendo trabalhada em sala de aula.

Em um dos capítulos, a leitura foi direcionada para o fogo (rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono e a água), e na roda de conversa ficou resolvido que no dia 14 de março de 2012, os professores visitariam uma cerâmica, unindo a teoria à prática. E assim foi marcada uma visita a uma das cerâmicas da cidade. A escolha da “Cerâmica Luara”, não foi casual, pois teve como prioridade a sustentabilidade mantida pela mesma. Com projetos voltados ao meio ambiente, como a diminuição do desmatamento e da poluição existente, a “Cerâmica Luara” desenvolve um belíssimo trabalho. O senhor Juarez Pinheiro Cotrim expôs o seu método de trabalho a todos os professores que vivenciaram a importância do fogo no processo de produção de tijolos. Aquele fogo, tão bem descrito por Rubem Alves, estava presente na referida cerâmica que conta com projetos voltados ao meio ambiente, para a diminuição do desmatamento e da poluição existente.

“A inclusão da Cerâmica Luara em Projetos voltados ao meio ambiente, para a diminuição do desmatamento e da poluição existente. Para isso, foi substituída a queima de lenhas nativas para a queima da biomassa (pó de serra), somente de madeiras reflorestadas, sendo assim estamos contribuindo de 2 maneiras com preservação do meio ambiente: - Deixando de queimar a lenha nativa, estamos contribuído ao não desmatamento;

- Queimando a bio massa, estamos contribuindo com a diminuição da poluição.

Com isso a Cerâmica gerou Créditos de Carbono, para serem vendidos aos outros Países (Projeto em anexo no site) Contamos também com a parceria do SEBRAE, onde desde o início do projeto esteve ao nosso lado, dando apoio e incentivo, proporcionando desde cursos para capacitação de funcionários, cursos para adequação correta dos maquinários e também assessoria necessária”. (www.ceramicaluara.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário