quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CAPACITAÇÃO E LIDERANÇA

Para que tenhamos um bom relacionamento necessitamos ter algumas competências individuais importantes.


Toda e qualquer pessoa possui determinadas competências de liderança e consegue fazer bem algum tipo de desenvolvimento com outras pessoas, cada um a seu modo.

Podemos imaginar essas competências de liderança como se fossem garrafas dispostas em uma estante.

Algumas pessoas possuem a garrafa da oratória bem cheia e são boas para falar. Outras possuem a garrafa da tolerância bem cheia e são muito tolerantes e conseguem com isso bastante simpatia por parte das outras pessoas.

[...]

O Líder é aquele que não faz e nem manda fazer, mas faz acontecer.

Líder [...] é aquele indivíduo que reúne determinadas competências como carisma, tolerância, sabe motivar as pessoas, sabe conduzir uma reunião com objetividade e sem desviar dos propósitos. http://www.ebanataw.com.br/roberto/rotary/capacitacao/index.php


A liderança escolar torna-se imprescindível no desenvolvimento das atividades propostas para a formação cidadã do ser humano – o aluno. Hoje, as limitações não condizem com a gestão do século XXI, pois com a democratização educacional abriram-se novos caminhos, onde a tecnologia está implícita no processo educacional e assim a gestão escolar deixa de ser estática e busca no dinamismo a descentralização de sua autonomia. Com o objetivo de melhorar as novas demandas enfrentadas pela escola, o Professor Jair Pinheiro Cotrim, Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino de Adamantina, semanalmente desenvolve um curso de “Liderança de Gestores de Escolas Públicas” aos representantes das escolas EE “Dom Lúcio Antunes” e EE “João Brásio” de Panorama; EE “Ministro Oscar Pedrosa Horta” de Santa Mercedes e EE “Prof. Orlando Guirado Braga” de Paulicéia. O curso tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos gestores na contemporaneidade, enfocando a construção do perfil do gestor, a comunicação, planejamento estratégico e a importância da utilização da tecnologia no cotidiano escolar.

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.
( Mahatma Gandhi )


Nenhum comentário:

Postar um comentário